15 ideias simples para montar closets descontraídos e descomplicados

44b918bd988790343cdc970a9e27cd8849bf30cb-1200x774

Closets são os ambientes dos sonhos de nove entre dez mulheres. Em se tratando das fashionistas, então, esse número sobre para vinte entre dez, rsrs… E como nem sempre é possível ter aquele closet incrível, planejado e projetado sob medida para os nossos espaços e pertences, há que se lançar mão da criatividade e de bons truques para organizar o ambiente da melhor maneira, mantendo roupas, sapatos e acessórios bem acondicionados. Vamos transformar o seu closet?

Para o post de hoje selecionei 15 espaços que lançaram mão de boas soluções de adaptação, organização, distribuição e/ou acondicionamento e são super exemplos de sucesso. Vamos lá!

1 – Caixas organizadoras

caixas organizadoras coloridas no closet

Está aí uma ótima opção para acondicionar miudezas ou aquelas peças que por mais que se organize ainda parecem bagunçadas. Se feitas sob medida para os nichos, então, e em cores bacanudas como as da foto, ainda tem o poder de dar um up imediato no ambiente. Para guardar tops e peças de academia, lenços, echarpes, chinelos…

2 – Móveis antigos e/ou inusitados. Neste caso, um arquivo de metal.

arquivo antigo como gaveteiro

Uma prateleira e um varão tinham tudo para deixar o espaço simplório, total arroz com feijão. Mas o uso do arquivo antigo como gaveteiro o transformou num closet bem descoladinho. O móvel ainda ganha pontos por ter gavetas profundas, que possibilitam um melhor acondicionamento das roupas, e com pouca altura, fator que impede o empilhamento de muitas peças e conserva melhor a organização.

3 –  Mãos francesas invertidas

cabideiro mão francesa

Essa ideia é de gênio! As superfícies que apoiariam as prateleiras foram instaladas para baixo e se transformaram em cabideiros perpendiculares à parede. Aí é só calcular a largura dos cabides (ou, nesse caso, das peças a serem penduradas, já que estão em presilhas) e dimensionar quantos usar ao longo da parede.

4 – Cestos e barras

nicho barras e cestaria

O nicho existe, mas a grana está curta para a marcenaria? Nem por isso a bagunça reina, né. Basta rodar uma guarnição para dar acabamento e emoldurar o vão e depois instalar os acessórios. Prateleira/maleiro, um varão para os cabides e destaque para os cestos atirantados (fixados por cabo de aço) e as barras que acomodam os tênis e sapatilhas. Solução mais do que bacana, vai!

5 – Caixas de acrílico

clutches em caixas de acrílico

Gente, eu sou a maníaca das caixas. Acho que elas são pecinhas mágicas para guardar e organizar todo e qualquer tipo de objeto. Se forem de acrílico, então, dão um ar de sofisticação que só elas. Alternativa perfeita para manter as clutches expostas e super bem organizadas.

6 – Nicho arara

nicho arara

Um nicho em marcenaria com rodízios, uma divisória/prateleira baixa e um varão no topo, vazando em uma das laterais. E temos um mini closet volante com espaço para roupas dobradas e penduradas, calçados, bolsas e mais. Para quem tem pouco espaço e quer investir pouco, é uma ótima pedida. Sem contar que dá pra levar junto se houver uma mudança, né?

7 – Prateleiras e arara

arara e prateleiras

Olha que forma bacana de deixar duas prateleiras e uma arara com carinha de closet!

8 – Closet desconstruído

closet cool

Gente, esse é um dos closets mais propagados internet afora. E o que eu mais gosto nele é que ele é totalmente desconstruído e super inspirador. Prateleiras e cabideiro na parede do fundo, um mega gaveteiro tirando o máximo proveito da parede da janela, um espelho na parede oposta propagando a luminosidade e, para mim, a solução mais simples e mais inusitada: as barras de metal (que já aparecem pela segunda vez nesse post!) usadas para organizar os sapatos apoiando-os pelos saltos. Essa é uma das mais simples, melhores e mais eficientes soluções para sapateira que eu já vi.

9 – Caixotes de feira forrados

caixas organizadoras

Prateleiras instaladas nas paredes com mãos francesas e um varão. E aí sobrou um espaço entre o piso e a prateleira mais baixa – por causa dos rodapés e das mãos francesas. Eis que entram em cena caixotes de feira envernizados, com rodízios e capinhas internas de tecido, que organizam peças de roupas maiores e fazem um super aproveitamento do espaço. Gostei bastante!

10 – Cabideiros perpendiculares

armário com pouca profundidade

Um dos maiores desafios em pequenos espaços é conseguir reservar para os armários a profundidade ideal (mínimo de 65cm) para a instalação de cabideiros. Essa medida é super importante, pois garante uma boa acomodação das peças – principalmente camisas e casacos, que precisam ter suas mangas preservadas de amassados e arrastamentos. E aí eu me deparo com essa foto e é inevitável questionar como não pensei nisso antes… Cabideiros ao estilo de áreas comerciais, instalados perpendicularmente ao fundo do armário, possibilitam pendurar roupas em cabides mesmo quando a profundidade é pequena.  Basta ajustar as larguras dos nichos à medida dos cabides, o que é bem mais fácil que conseguir a profundidade em determinados lugares. E dá até para adaptar a solução do item 3 aqui, hein?

11 – Cabideiro + cômoda

cômoda no closet

Some um varão atirantado no teto a uma cômoda levemente retrô localizada abaixo da peças mais curtas e você terá um pseudo-closet fofo e mega charmoso.

12 – Composição de cômodas

compondo o closet com cômodas

Essa nada mais é que uma evolução da dica anterior. Uma prateleira usada como maleiro e suporte para o varão e uma composição volumétrica de cômodas/gaveteiros que propicia um melhor aproveitamento do espaço em decorrência da diferença de altura das peças penduradas. Sem contar que os tampos podem ser usados como apoio para peças decorativas e até de iluminação.

13 – Varão atirantado a meia altura

arara cool

Essa é uma solução super simples, talvez a mais singela do post, mas que eu achei descoladíssima: um varão fixado ao teto com tirantes pretos, a meia altura do pé-direito, e a parede livre acima das roupas usada como área para imagens, gravuras e fotos. Mais simples, impossível. E ainda assim transbordante de charme.

14 – Cortina

chambre-dressing-ikea_5021528

Closets com portas de cortina são até que relativamente comuns, né? A diferença, nesse caso, é que foi adaptado um espaço atrás da cabeceira com araras, prateleiras, pufe e até um busto com colares. E isso tudo pode ser camuflado atrás da cortina ou revelado com a sua abertura. Gostei um bocado desse contexto!

14 – Varão para botas

Acomodar botas

Gente, calma, eu não sou louca! Sei que esse closet não tem nada de improvisado ou descomplicado, mas a solução usada para o acondicionamento das botas é simplesmente um espetáculo. E pode bem ser adaptada com o uso de um varão e cabides com presilhas como os usados lá no item 3 (de novo ele!!!). Para pensar.

E vamos combinar que depois de ler esse post só fica com closetzinho meia boca quem quiser, né? Me contem se ajudou, ok?

Posts Relacionados
grey and yellow
beca22c0ccf9df1e2eac466f2d00f746 (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


AVISO: Muitas das imagens usadas no Midá são de fontes diversas, sendo, em sua maioria, externas e, por vezes, não autorizadas. As imagens não pertecem ao blog Midá, a menos que estejam assim creditadas. Se encontrar uma foto de sua autoria publicada aqui e desejar sua remoção, por favor nos envie um e-mail que prontamente a removeremos.