Museu Oscar Niemeyer – Museu do Olho em Curitiba

IMG_9088

Quem acompanha nosso Insta Stories já sabe que estivemos em Curitiba na última semana para uma visita à Casa Cor Paraná. Como tínhamos a manhã de quinta livre, já que a Casa Cor só abre às 15h, aproveitamos para realizar um desejo antigo: conhecer o Museu do Olho, ou Museu Oscar Niemeyer, sediado na capital paranaense.

Como toda a obra do arquiteto, o prédio impressiona pelas proporções e pelas curvas sensacionais moldadas em concreto.

MON

Perspectiva MON

A monumentalidade, outra característica marcante da obra do grande mestre da arquitetura, assim como as rampas, também integram esse edifício.

Reflexo Espelho D'Água MON

Detalhe sutil: a luz do sol refletida no espelho d’água cria um espectro de luz lindíssimo na face inferior do “olho”. A foto não faz jus à realidade.

Mi e Dani contemplativas

Eu em frente ao painel de azulejos da área externa na fachada posterior do bloco de trás e a Dani contemplando uma das obras expostas logo no foyer do museu.

Nos chocou a mostra dedicada à exposição do acervo apreendido pela operação Lava Jato. Apenas algumas dezenas das mais de 300 obras confiscadas pela justiça estão expostas, mas são peças de valores inestimáveis, algumas até incalculáveis, como Miró, Aldemir Martins, Amilcar de Castro… (se quiser ler melhor o texto da imagem, é só clicar sobre ela para ampliá-la)

Sala Lava Jato Mon 1

Sala Lava Jato MON 2

Nos surpreendeu a exposição em cartaz na sala do “Olho”: irmãos Campana! – mais de acordo com a nossa visita à cidade, impossível. A cenografia da mostra está de babar. Uma pena a foto abaixo ter ficado tão ruim. Mesmo assim, quis mostrá-la pra que vocês possam avaliar a linda ambientação dos destaques da exposição.

Instalação Campana MON

Instalação Campana MON 2

Campana MON

Nos encantou a sala dedicada à vida e obra do arquiteto responsável pelo projeto do museu, entre tantas outras do histórico da arquitetura modernista brasileira, com croquis e maquetes, entre elas, a do MAC de Niterói, o edifício com o interior mais sensacionalmente incrível em que eu já estive – justamente pela interação com o entorno, que é o mar carioca – e a do próprio museu, mostrando que o “Olho” é só a “cereja do bolo” num complexo de grandes dimensões.

Maquete MAC MON

Maquete MON

Já cansadas de tanto andar no museu (o programa é incrível, vale muito a pena, mas é cansatiiiiiivo), fomos almoçar e nos preparar para a visita à Casa Cor, mas isso já é assunto para um próximo post…

Posts Relacionados
13597739_1731638347096107_2037876465_n
IMG_1962

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


AVISO: Muitas das imagens usadas no Midá são de fontes diversas, sendo, em sua maioria, externas e, por vezes, não autorizadas. As imagens não pertecem ao blog Midá, a menos que estejam assim creditadas. Se encontrar uma foto de sua autoria publicada aqui e desejar sua remoção, por favor nos envie um e-mail que prontamente a removeremos.